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Solenidade de abertura da II Conferência Municipal de Educação de Bela Vista do Maranhão |
Realizada nos
dias 25 e 26 deste mês, a II Conferência Municipal de Educação de Bela Vista do
Maranhão teve grande relevância para o Município, pois foram debatidas e
implementadas novas proposições e estratégias para o desenvolvimento da
educação municipal.
Sob o tema
"A consolidação do Sistema Nacional
de Educação - SNE e Plano Nacional de Educação PNE, monitoramento, avaliação e
proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade
social, pública, gratuita e laica", a cerimônia de abertura da Conferência
ocorreu na Escola Municipal Deputado Pedro Veloso.
Neste mesmo
local, os profissionais da Educação Municipal permaneceram reunidos durante
todo o dia desta quinta-feira (25) e finalizaram os debates na manhã de hoje, sexta-feira
(26). “Foi um momento de debate e apresentação do Plano Municipal de Educação
(decenal), que abrange todos os setores da educação municipal. Foram abordados oito
eixos que discutem as metas e estratégias da educação, que foram analisadas e
inseridas as proposições dos núcleos de debates, que visam alavancar o
desenvolvimento do ensino em Bela Vista”, destacou a coordenadora pedagógica
Jucileide da Silva.
De acordo com a
equipe organizadora, a Conferência Municipal de Educação de Bela Vista do
Maranhão teve por objetivo por objetivo:
I – OBJETIVO
GERAL – Propor política nacional e municipal de educação, indicando
responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes,
complementares e colaborativas entre os sistemas de ensino.
II – OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
a) Contribuir
para a construção de conceitos, diretrizes e estratégias nacionais para a
efetivação do Sistema Nacional de Educação.
b) Contribuir
para o processo de implementação das diretrizes, medidas legislativas
estabelecidas nos artigos da lei, metas e estratégias do PNE, fortalecendo a
articulação do Sistema Nacional de Educação.
c) Contribuir
para a integração de todos os níveis, etapas e modalidades da educação, numa
abordagem sistêmica, com vistas a edificar o Sistema Nacional de Educação,
especialmente no tocante ao planejamento e gestão, avaliação, financiamento,
formação inicial e continuada dos trabalhadores em educação, além da garantia
das condições de oferta de ensino com qualidade social.
d) Propor
reformulações necessárias ao marco legal da educação nacional para que o
planejamento de ações articuladas entre a União, os Estados, o Distrito Federal
e os Municípios se torne uma estratégia basilar para a implementação do Plano
Nacional de Educação.
e) Indicar as
condições para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão
social e valorizem a diversidade.
Colaboraram:
Ronny Santos e Marcony Mesquita
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