sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Conferência Municipal de Educação realizada com sucesso em Bela Vista do Maranhão

Solenidade de abertura da II Conferência Municipal de Educação de Bela Vista do Maranhão

Realizada nos dias 25 e 26 deste mês, a II Conferência Municipal de Educação de Bela Vista do Maranhão teve grande relevância para o Município, pois foram debatidas e implementadas novas proposições e estratégias para o desenvolvimento da educação municipal.
Sob o tema "A consolidação do Sistema Nacional de Educação - SNE e Plano Nacional de Educação PNE, monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica", a cerimônia de abertura da Conferência ocorreu na Escola Municipal Deputado Pedro Veloso.
Neste mesmo local, os profissionais da Educação Municipal permaneceram reunidos durante todo o dia desta quinta-feira (25) e finalizaram os debates na manhã de hoje, sexta-feira (26). “Foi um momento de debate e apresentação do Plano Municipal de Educação (decenal), que abrange todos os setores da educação municipal. Foram abordados oito eixos que discutem as metas e estratégias da educação, que foram analisadas e inseridas as proposições dos núcleos de debates, que visam alavancar o desenvolvimento do ensino em Bela Vista”, destacou a coordenadora pedagógica Jucileide da Silva.
De acordo com a equipe organizadora, a Conferência Municipal de Educação de Bela Vista do Maranhão teve por objetivo por objetivo:
I – OBJETIVO GERAL – Propor política nacional e municipal de educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os sistemas de ensino.
II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Contribuir para a construção de conceitos, diretrizes e estratégias nacionais para a efetivação do Sistema Nacional de Educação.
b) Contribuir para o processo de implementação das diretrizes, medidas legislativas estabelecidas nos artigos da lei, metas e estratégias do PNE, fortalecendo a articulação do Sistema Nacional de Educação.
c) Contribuir para a integração de todos os níveis, etapas e modalidades da educação, numa abordagem sistêmica, com vistas a edificar o Sistema Nacional de Educação, especialmente no tocante ao planejamento e gestão, avaliação, financiamento, formação inicial e continuada dos trabalhadores em educação, além da garantia das condições de oferta de ensino com qualidade social.
d) Propor reformulações necessárias ao marco legal da educação nacional para que o planejamento de ações articuladas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios se torne uma estratégia basilar para a implementação do Plano Nacional de Educação.
e) Indicar as condições para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão social e valorizem a diversidade.





Colaboraram: Ronny Santos e Marcony Mesquita

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